O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assinou contrato com a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicentral) para aquisição de alimentos.
O contrato prevê a entrega de cerca de 108 toneladas de frutas, legumes e verduras cultivados por agricultores familiares ao longo de 12 meses, totalizando aproximadamente 470 mil refeições servidas no Hospital durante o período. O valor é de R$ 844.635,19, com recursos descentralizados do Ministério da Educação reados via Ebserh. A contratação foi realizada por dispensa de licitação.
A iniciativa consolida o HUSM como pioneiro e referência na aquisição de alimentos da agricultura familiar entre os hospitais da Rede Ebserh.
“É uma virada de chave no apoio social que esse acordo proporciona. Além de garantir a segurança do paciente, promove o desenvolvimento sustentável”, afirmou o chefe do Serviço de Hotelaria Hospitalar da Ebserh, Márcio Luís Borsio.
Ele também destacou o papel estratégico do Hospital.
“O HUSM já possuía experiência com compras da agricultura familiar e aceitou o desafio de retomar e ampliar esse modelo. Hoje, é referência nesse segmento”.
O superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, destacou a importância da parceria com a agricultura familiar como um o estratégico para fortalecer a economia solidária e ampliar o papel social da instituição.
“O HUSM é muito mais do que um espaço de assistência à saúde, ensino e pesquisa. Ele está inserido em um sistema transformador, o SUS, que atua na promoção da equidade e da distribuição de renda por meio do apoio a pequenos produtores e cooperativas”.
O representante legal da Unicentral, Alcione Piasentin Claro, reforçou a importância do contrato para o fortalecimento das cooperativas envolvidas.
“Somos hoje uma central formada por nove cooperativas, o que nos dá estrutura e capacidade para atender as demandas específicas do hospital. Esperamos ser uma referência para outros hospitais da Rede Ebserh”, declarou.
*Com informações do HUSM
Foto: Mariângela Recchia