A prefeitura de Santa Maria enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que autoriza a concessão de subsídio tarifário ao transporte público coletivo. A proposta, encaminhada no começo da tarde desta terça-feira (13), prevê o aporte de valores ao sistema no valor de R$ 4 milhões. O valor poderá ser reforçado ao longo do ano – mediante disponibilidade financeira. A quantia é bem menor que o subsídio liberado em 2024, quando o Executivo liberou R$ 23,3 milhões ao sistema de transporte público, o que evita o aumento do valor da agem.
“O nosso objetivo é manter o transporte operando sem paralisações, com preço justo e que não onere ainda mais o contribuinte. Remetemos o projeto para apreciação da Câmara, onde essa discussão já vem sendo feita por uma comissão externa. O transporte coletivo é um serviço essencial e a prefeitura vem ao longo dos anos fazendo o subsídio tarifário, sem qualquer incentivo do Estado ou da União”, explicou o prefeito Rodrigo Decimo.
Ainda durante a manhã, Decimo recebeu os vereadores que integram a Comissão de Representação Externa do Legislativo criada para acompanhar a situação do transporte coletivo. Integram a comissão os vereadores Alexandre Vargas, Coronel Vargas e Tony Oliveira. Também estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara, vereador ar Pozzobom, e o líder do governo, vereador Givago Ribeiro.
Foto: SM24Horas/Arquivo